Com a chegada da temporada de chuvas, é fundamental que os motoristas redobrem a atenção com a manutenção dos veículos, especialmente no que diz respeito à qualidade e à vida útil dos pneus. A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Tocantins (AEM) reforça que os consumidores devem verificar regularmente as condições dos pneus e o indicador de desgaste da banda de rodagem, que não pode estar abaixo de 1,6 milímetro.
Em caso de necessidade de substituição, ao adquirir um pneu novo, o consumidor deve verificar se o produto possui a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), identificada na lateral do pneu, conhecida como flanco.
A presidente em exercício da Agência de Metrologia, Débora Vasconcelos, reforça a importância dessa conferência. “O Selo Inmetro garante que o pneu passou por testes de qualidade e desempenho. Trata-se de um item diretamente ligado à segurança viária, tanto dos passageiros quanto do veículo”, destaca.
Certificação Inmetro
A equipe técnica da área de Qualidade da Agência de Metrologia explica que pneus novos e também os reformados, recapados, recauchutados ou remoldados, devem obrigatoriamente possuir o Selo de Conformidade do Inmetro, o que garante que passaram por todos os testes exigidos.
Tanto os pneus novos quanto os reformados são submetidos a ensaios metrológicos de velocidade sob carga, que avaliam sua resistência. Durante esses testes, o pneu não pode apresentar qualquer tipo de deformação.
Além disso, é obrigatório que todos os pneus comercializados no Brasil informem ao consumidor seu desempenho em pista molhada, o impacto no consumo de combustível e o nível de ruído ao rodar. Essa classificação integra o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), semelhante ao utilizado para aferir a eficiência energética de veículos e eletrodomésticos.
Onde comprar pneus
Para evitar problemas, a Agência de Metrologia orienta que o consumidor deve sempre priorizar a aquisição dos pneus no comércio formal e que o consumidor deve sempre solicitar a nota fiscal da mercadoria. “Ela é também um documento para que o fabricante seja notificado em situações necessárias e é a garantia no caso de troca, de manutenção, dos direitos e das reclamações”, informa a presidente.
Caso o consumidor encontre pneus sendo comercializados sem o Selo do Inmetro, pode registar a ocorrência na Ouvidoria da Metrologia Estadual, por meio do endereço eletrônico ouvidoria@aem.to.gov.br ou no telefone (63) 99973-5520.
Para entender melhor os tipos de pneus
O pneu novo é aquele que nunca sofreu uso ou qualquer tipo de reforma, sem sinais de envelhecimento ou deterioração. Já o pneu recapado tem apenas a banda de rodagem substituída, ou seja, a parte que entra em contato direto com o solo. O pneu recauchutado, por sua vez, passa pela troca da banda de rodagem e dos ombros, abrangendo também parte da superfície externa e lateral. Já o pneu remoldado é o que passa pela renovação mais completa, com substituição da banda de rodagem, dos ombros e de toda a superfície dos flancos.
Sensação
Vento
Umidade




