Cerca de 70 alunos da Escola Municipal Antônio Gonçalves de Carvalho Filho, localizada na Arso 112 (1103 Sul), visitaram a Unidade Móvel de Educação do Hospital de Amor e conheceram o projeto ‘Missão Gênese’. A carreta educativa permaneceu no pátio da escola durante a manhã desta segunda-feira, 8, oferecendo palestras de 30 minutos sobre prevenção primária e secundária do câncer.
Para a diretora da instituição de ensino, Ceiça Lopes, o Hospital de Amor mantém um “forte vínculo com a comunidade do entorno, fortalecendo ações educativas e de conscientização”. Ela destacou ainda que a atividade foi muito importante tanto para os alunos quanto para todos os servidores da nossa escola.
O supervisor das Unidades Móveis, Keneder Marino, explicou que o projeto ‘Missão Gênese’ transforma a escola em um laboratório interativo de descobertas. Segundo ele, levar o conhecimento aos estudantes é uma estratégia de transformação social para que crianças e adolescentes se tornem “multiplicadores da informação” sobre a importância da prevenção e dos exames regulares.
Unidade Móvel do Hospital de Amor
A carreta possui um design lúdico para envolver os estudantes do Ensino Fundamental I e II em uma experiência de “nano investigação”. Por meio de recursos interativos, os alunos acessam o conhecimento científico do Instituto de Ensino e Pesquisa de Barretos sobre prevenção do câncer.
Durante as atividades, foram abordados dois eixos: prevenção primária e secundária. A primária ensina sobre hábitos saudáveis e fatores de risco, como álcool e tabagismo. Já a secundária destaca a importância de exames de rastreamento, como mamografia e Papanicolau, que podem elevar as chances de cura para até 95%, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Texto: Juscelene Melo
Edição: Fernanda Sousa

Sensação
Vento
Umidade




